A osteoartrite, também conhecida como osteoartrose, ou simplesmente artrose, é para mim uma das condições mais desafiadoras no consultório.
Não há dificuldades no diagnóstico da doença, que já pode ser feito na sala de espera, enquanto observo se o paciente tem dificuldades para se levantar da poltrona ou para caminhar em minha direção. Outro momento em que o diagnóstico é frequentemente "dado" é nos primeiros momentos da consulta, em que o paciente diz: "Vim por causa disto!" e estica os braços, mostrando o dorso das mãos espalmadas com os nódulos e deformidades característicos desta doença.
O grande desafio, na minha opinião, é atender às expectativas criadas pelo paciente quando agendou a consulta. Com O Reumatologista. Com O Especialista Em Articulações. Com O Médico que resolveu, como num truque de mágica, a dor que sua vizinha sentia nos ombros há meses.
A maioria dos pacientes tem alguma ideia do que é a artrose. Basicamente é o desgaste das cartilagens das articulações. Estão cientes também que a doença tem relação com o avançar da idade, e que estar acima do peso piora muito os sintomas. O problema é que propagandas na televisão ou nas redes sociais induzem o paciente a acreditar que não é só isso. Há algo mais a se fazer. Se você tomar um determinado remédio suas cartilagens podem se regenerar. E suas mãos voltarão a ter o aspecto que tinham há 40 anos. Acho particularmente curioso que algumas vezes me sinto pressionado a prescrever tais remédios por pacientes que inclusive já os estão tomando. Mas que paradoxalmente sentem que o tal remédio milagroso não está funcionando. E que portanto eu deveria prescrever algo semelhante, porém mais forte e adequado para aquele quadro.
O resultado dessa fórmula é previsível: uma primeira frustração ao se descobrir que, assim como para o envelhecimento, ainda não dispomos de um tratamento para reverter a artrose. E talvez a segunda "frustração": As articulações são parte do nosso corpo. E nosso corpo se beneficia de hábitos de vida saudáveis. Logo, aqueles hábitos de vida saudáveis, que fazem bem para todo o nosso corpo, também fazem bem para todas as nossas articulações!
Apesar de relativamente simples, o tratamento da artrose tem alguns detalhes que podem fazer toda a diferença. Saber quando e quais medicamentos usar. Se há ou não indicação para infiltrações intra-articulares, fisioterapia, ou mesmo tratamento cirúrgico. Por isso, buscar um profissional especializado é fundamental para um bom resultado!
Caso tenha interesse em saber mais sobre artrose ou outras doenças articulares, além de outros assuntos que possam ser do seu interesse, acesse a seção "Além da dor". Até logo!